Dicas

Afinal, vale a pena ficar em hostel ou não?

Vantagens de se hospedar em um albergue.

Hostel El Misty em Ipanema.

Dani Pádua
em 23/11/2017 às 13:22

Hostel que também é conhecido como albergue, é um estabelecimento para pessoas que querem gastar menos, devido aos preços convidativos ou que querem interagir mais com os outros hóspedes, porque sempre há socialização entre os mesmos, devido a muitos serem viajantes solitários.

Geralmente o público é mais jovem. Mas hoje em dia é cada vez mais comum pessoas mais velhas procurarem os albergues para hospedarem.

É uma excelente opção para quem viaja sozinho, porque a estrutura do hostel tem várias áreas em comum que são a sala, cozinha, piscina se no hostel tiver, banheiro, sala de jogos e o que mais o hostel tiver a oferecer. Geralmente possui festas, happy hour, entre vários outros eventos. E também a programas para compartilhar  livros, DVD, entre outros itens. Ou seja, os hostels normalmente têm áreas mais comuns entre todos e com oportunidades de se socializar mais que os hotéis oferecem.

Para os viajantes que preferem um tratamento ou um ambiente menos formal, os hostels geralmente não têm o mesmo nível de formalidade que os hotéis.

Há menos privacidade num hostel que num hotel. Principalmente nos quartos compartilhados. Afinal a acomodação num dormitório é bem diferente do que ficar num quarto privado num hotel ou pousada e poderá não ser aconselhado para os que requerem mais privacidade. Mas isso aumenta ainda mais a interação entre os viajantes.

O quarto onde você vai dormir é escolhido dentro da disponibilidade dos dias em que você vai se hospedar.

O mais atrativo dos hostels são os quartos compartilhados, porque são bem mais baratos.

Muitas pessoas a princípio estranham essa ideia de quarto compartilhado.

Geralmente são de 4, 6, 9 até 12 pessoas, podendo ser misto ou não. Normalmente o quarto mais barato é aquele que tem o maior número de pessoas e é misto com banheiro compartilhado.

 

Quarto no Mamy Dorme Backpackers Hostel Em Barranquilla, Colômbia.

Quarto compartilhado no hostel Mamy Dorme      Backpackers em Barranquilla, Colômbia.

 

As camas normalmente são as beliches ou treliches.

Em alguns hostels possui os quartos privativos. O preço é sempre para duas pessoas, mesmo se você ficar sozinho, afinal você está pagando pelo quarto, não pela cama.

Apesar de ser o mais caro, normalmente o banheiro é privativo, dentro do próprio quarto. Mas fique atento, pois tem hostels que o quarto privativo possui banheiro compartilhado.

Mas mesmo a pessoa escolhendo ficar no quarto privativo, isso não quer dizer que ela não irá conhecer outras pessoas. Só se não quiser claro. Afinal todas as outras áreas são em comum. Essa é uma excelente opção para casais que querem mais privacidade, mas não querem abrir mão de ficar em um hostel para se socializarem.

Então se você ainda tem algum receio de ficar em hostel, tente em sua próxima viagem se hospedar pelo menos um dia. Com certeza não irá se arrepender e fará vários amigos, que podem até virar companhias para sua próxima viagem.

 

Hostel em Mérida,               México.

 

Confraternização em Hostel em Oaxaca,               México.