Valle de la Luna

Valle de la Luna em La Paz, na Bolívia

Valle de la Luna

Dani Pádua
em 03/04/2018 às 11:45

O Valle de la Luna, ou Vale da Lua em português, é uma formação geológica localizada na cidade de La Paz, na Bolívia. Ela leva esse nome devido às formações rochosas se parecerem com o solo da lua que foram esculpidas por anos de erosão dos ventos e chuvas.

O Valle de la Luna fica na região sul de La Paz, á aproximadamente 10 km do centro da cidade e fica a 3100 metros acima do nível do mar e 3,5 km de extensão. É uma imensidão de deserto, com superfícies áridas e faz bastante calor. Então mesmo se você for durante o inverno, essa região é bastante quente o ano todo.

 

                             Valle de la Luna

 

Importante ressaltar que nos dias de chuva o parque de la Luna fecha, ou é possível apenas fazer o percurso curto, de aproximadamente 15 minutos, porque fica extremamente escorregadio.

E o percurso mais longo, dura em torno de aproximadamente 45 minutos, onde é mostrado todas as formações rochosas de destaque.

Mas quando você chega à entrada do parque, tem placas dizendo que o passeio completo pelo Valle deve durar entre uma hora e uma hora e meia. E sempre tem um boliviano tocando em cima de uma das rochas, que deixa muitos turistas encantados e prolongando ainda mais o passeio. Mas realmente é encantador.

Geralmente o passeio até o Valle está incluído no tour que leva até o Pico Chacaltaya (a estação de esqui mais alto do mundo que está desativada em virtude da pouca quantidade de gelo, que permite chegar a pé até o cume, onde se tem uma vista incrível no final do passeio. Entretanto, é possível fazer o passeio por conta própria indo de táxi ou, segundo o site oficial de La Paz, tomando os ônibus Linha 351 desde o centro, Linha 231 e 273 na Villa Fátima – Miraflores, ou o microônibus 11 desde a Plaza del Estudiante.

 

 

Dicas:

 

Vale a pena fazer o passeio de Valle de La Luna, em uma manhã ou tarde livre, e ideal fazer no início de sua viagem, por não ser um passeio que exige muita aclimatação, e também porque se você já tiver feito outros passeios pelo país, com certeza o Valle de la Luna perderá um pouco da graça, porque os outros passeios com certeza são mais incríveis e com paisagens extraordinárias.

 

 

Valores:

 

Custo total com transporte e entrada: 20,50Bs

Teleférico: 3,00Bs

Minibus: 5,00Bs ida e volta

Entrada do parque: 15,00Bs

Custo por empresa turística: (Chacaltaya + Valle de la Luna): 100,00Bs em média.