Dicas

10 Dicas sobre viajar sozinho

10 dicas para quem sempre sonhou em viajar sozinho e ainda não tem coragem.

Dani Pádua em Madri.

Dani Pádua
em 09/01/2018 às 18:19

Dizem que a primeira vez de tudo a gente nunca esquece não é mesmo?

A primeira vez que eu viajei sozinha; na verdade eu fui com alguns amigos, mas tive que ficar 5 dias sozinha, porque não estava preparada para a caminhada de 5 dias que eles iam fazer até Machu Picchu. Então, eu fiquei 5 dias sozinha em Cusco, no Peru, e os encontrei depois em Águas Calientes, onde de lá iríamos subir até Machu Picchu.

Assim que eles me deixaram eu pensei: E agora? O que vou fazer? Pensei: Eu posso fazer o que quiser, afinal estou completamente sozinha, não preciso me preocupar com ninguém nem com horários.

E confesso, no início deu aquele medo, claro, afinal estava em outro país e sozinha. Mas posso dizer com toda certeza que dos 30 dias que passei no Peru, esses 5 dias  sozinha, com certeza foram os melhores da viagem. Não que eles não eram boas companhias de viagem, mas que sozinha eu me descobri muito mais e conheci muito mais pessoas que acompanhada.

Enfim, esse texto é sobre dicas de viajar sozinho. Em outro post contarei mais experiências de viajar sozinha.

 

  1. Se o seu medo é ficar sozinho durante a viagem, isso não irá acontecer. Pode ficar tranquilo. Você sempre encontrará outro viajante solitário querendo conversar.
  2. Tente quebrar a timidez; senão você pode perder a oportunidade de conhecer alguém interessante.
  3. Faça sempre o que você tem vontade, afinal a sua programação inicial era viajar sozinho lembra?
  4. Viajar sozinho lhe dará uma autoconfiança. Você fará coisas que antes nunca imaginava que iria fazer sozinho, como ir á uma balada por exemplo.
  5. Seu autoconhecimento aumentará. Você terá um crescimento interior muito maior que antes da viagem. Afinal sozinho, você vai pensar muito mais e refletir sobre sua vida e suas metas e objetivos, do que quando está acompanhado.
  6. Estar aberto o tempo todo (ou quase todo). Ás vezes uma pessoa que também está sozinho quer compartilhar algo com você, desabafar. Esteja atento aos sinais que as pessoas lhe darão.
  7. Nunca esqueça que você está viajando sozinho inicialmente. Se conhecer alguém no caminho e essa começar a seguir viagem com você, pergunte o que ela quer fazer, se realmente quer seguir com você. Ás vezes ela quer alguns momentos sozinha. Não a julgue ou ache ruim por isso. Lembre-se que cada um é de uma maneira.
  8. O frio na barriga sempre virá. Afinal você está viajando sozinho, e não sabe o que acontecerá em diante. Mas nunca se arrependa. São experiências para a vida.
  9. Planeje, mas esteja atento á mudanças. Aproveite que você está sozinho e pode fazer o que quiser e quando quiser. Não deixe de fazer coisas por medo de gastar muito dinheiro, por timidez… Essa é uma experiência única em sua vida.
  10. Em relação ás fotos, tente tirar fotos boas sozinho. Na internet você irá encontrar muitas dicas. E aprenda também a tirar só de paisagens. Fica muito bonito e na maioria melhor que com pessoas. Porque ficar pedindo a um desconhecido a tirar uma foto não é tão legal assim, e ás vezes nem fica bom.