O Uruguai renovou a isenção de impostos para turistas

Dani Pádua
em 07/05/2018 às 12:33

No dia 1º de maio, o governo do Uruguai iniciou a renovação da atual política de benefícios fiscais para os turistas estrangeiros.

                                                                                                                                     

Os benefícios são:

 

– IVA Zero em hotéis. É válido para estrangeiros que apresentarem o documento de identidade emitido no exterior. Estando tudo em ordem, esse consumo se fatura sem o imposto. E podem ser pagar por qualquer meio: pesos uruguaios, cartões ou moeda estrangeira (caso o hotel aceite).

Em sites de reserva, como o Booking, o valor da diária é mostrado sem o IVA. Ele só será cobrado no check-out de quem não provar que é estrangeiro e está a menos de 60 dias no Uruguai. Importante mostrar o carimbo no passaporte, ou a papelada de entrada para quem viaja com RG.

 

– TAX FREE para compras de produtos incluídos no regime realizado nos estabelecimentos que aderiram ao sistema.

Compras realizadas em lojas identificadas com o selo Tax-Free proporcionam a devolução; desde que você saia da loja com o formulário devidamente carimbado.

Para conseguir a devolução, é importante chegar com antecedência ao aeroporto (ou ao terminal do Buquebus, se você for à Argentina), e passar no guichê tax-free antes de realizar o check-in. O fiscal irá conferir as notas e as mercadorias. (Saindo do Uruguai por terra, você deve passar no posto da fronteira com a mercadoria e a nota).

 

– Devolução de 18,5% de IVA em restaurantes

Você deve pagar com cartão de crédito ou débito. A devolução é realizada na hora com os cartões Visa, e é estornada na fatura mensal nos cartões MasterCard. A economia compensa com bastante folga o IOF de 6,38%.

 

– Aluguel de temporada: devolução de 10,5%

Os estrangeiros residentes fora do Uruguai e que alugam apartamentos ou casas de temporada, têm o direito a 10,5% de devolução do valor total do aluguel. Mas essa devolução só ocorre quando o pagamento é realizado através de cartão internacional e com maquininha cadastrada. Mas infelizmente na maioria dos casos isso não acontece. É feita através de dinheiro vivo e meio que por debaixo do pano, trazendo assim menos impacto ao visitante.

 

– Locadoras: devolução de 18,5% de IVA

Quando se aluga um carro no Uruguai e paga no país, há uma devolução de 18,5% do IVA no cartão de crédito. Na hora para quem utiliza Visa e na fatura para quem utiliza MasterCard.

O benefício também valaria para cartão pré-pago, mas as locadoras não aceitam esses cartões.

E é importante que você não deva fazer pré-pagamento de locação de carro em sites internacionais, pois o seu IVA não será devolvido, porque o pagamento foi feito no exterior.

 

Ressaltando então que você não deve realizar os pagamentos em restaurantes e locadoras no dinheiro, porque o desconto não vale para essa forma de pagamento.

Só em hotéis que o pagamento em dinheiro também vale para a isenção do IVA.