Viagem em família

Dicas para levar na mala em uma viagem com crianças

Dani Pádua
em 06/02/2018 às 17:25

Que viajar é muito bom, todo mundo sabe não é mesmo? Sozinho, com amigos, não importa como, o importante é ir se aventurar ou descansar em algum lugar desse mundo.

E agora vamos falar de viagem em família. Geralmente a maioria dos brasileiros tira as suas férias em dezembro, janeiro ou fevereiro, devido ás férias escolares. E no Brasil é a melhor estação do ano: o verão. Sol, praia, areia, piscina, tudo isso deixa o verão perfeito, não é mesmo? Mas também tem que ter alguns cuidados. Afinal passear com crianças exige certa preparação, mesmo que seja uma simples ida ao shopping ou a um parque. É importante pensar nas roupas, nos calçados adequados, na mudança climática (no verão em algumas regiões venta muito, chove, e ás vezes até esfria), na alimentação, alergias e imprevistos que sempre podem surgir, como uma febre repentina, cólica, alguma lesão, etc.

Então para ter uma viagem tranquila, ou quase tranquila, os cuidados devem ser redobrados. Para bebês ou crianças com até três anos de idade, tudo é um pouco mais complicado, mas nada que impeça de fazer uma viagem.

Então para ajudar que a sua viagem em família seja a mais tranquila possível, aqui vai algumas dicas para preparar a sua mala, facilitando e muito a viagem.

 

Dicas que você deve levar na mala com crianças:

 

 

. Documentos:

É necessário levar a certidão de nascimento da criança, com o cartão de vacinação e o cartão do plano de saúde se houver. Em caso de viagem ao exterior, verificar se precisa levar o passaporte e levar o certificado internacional de vacinação. Se quiser mais informações de onde tirar, olhe no Post

 

. Farmacinha:

Leve os remédios, pomadas, xaropes que seu filho tem o costume de usar. Coloque também remédios para dor, enjoo, alergia, febre, assaduras, entre outros que achar relevantes. Também é interessante colocar gaze, band-aid, mertiolate, álcool em gel. Em caso de emergência você pode precisar de algum desses produtos, e não encontrar em uma farmácia local.

 

 

. Termômetro:

É interessante colocar na mala e não ocupa espaço nenhum. As mudanças climáticas e na alimentação podem ocasionar resfriados e afins.

 

. Saúde:

Antes de viajar, é extremamente fundamental verificar se as suas vacinas e de todos com quem irá viajar estão em dia. Principalmente agora com casos de febre amarela. É importante também fortalecer o sistema imunológico, cuidando da alimentação para que o seu corpo não esteja em desequilíbrio. Ingerir vitamina C é uma excelente opção.

 

. Proteção contra o sol:

Sempre bom lembrar que deve evitar a exposição ao sol das 12h às 16h. Principalmente as crianças que costumam ter a pela mais sensível. Prefira o período da manhã ou no fim da tarde. É bom levar um protetor solar potente, e lembrar sempre de retocar. Levar chapéu, boné e guarda-sol também são uma boa pedida. E deve proteger os pés com chinelos, porque a areia quente pode causar assaduras.

 

. Alimentação:

Não importa se vai viajar de carro, ônibus, trem ou avião. É sempre bom levar uns lanchinhos para comer durante a viagem. Prefira sempre alimentos mais leves e frutas, para evitar uma possível indigestão e que atrapalhe a viagem de todos. Se alguém possui alguma restrição alimentar, é bom ter algo de fácil acesso.

 

. Vestimenta:

Numa viagem sempre deve contar com as mudanças climáticas. Então é bom levar roupas para todas as estações para evitar desconforto. Afinal passar frio, ou calor é muito ruim não é mesmo? É sempre importante também levar algumas peças a mais na mala, para não ser pego desprevenido, e levar uma roupa na bagagem de mão, em caso de avião. Nunca se sabe se a mala será extraviada ou não.

 

. Higiene:

Crianças costumam se sujar muito, então colocar roupas extras é fundamental. Se a criança ainda usa fralda descartável, é um item indispensável. Vale também levar lenços umedecidos, sabonete líquido e álcool em gel, caso venha precisar.

 

. Conforto:

Sempre bom usar roupas confortáveis, principalmente nas crianças para que ela possa se movimentar com mais facilidade. Se a viagem for de carro, ônibus ou trem, vale a pena levar uma manta e um travesseiro, principalmente se a viagem for longa.

 

. Mosquitos:

É extremamente fundamental levar repelente, principalmente se o local onde for viajar tiver muito mosquito ou for área de risco de febre amarela (vale a pena investigar antes). Além das mordidas serem muito incômodas, nunca se sabe se há um risco de alergia. Melhor prevenir.

 

. Distração:

Viagens longas são sempre cansativas. Ainda mais para crianças com energia além do normal. Então vale a pena levar alguns brinquedos, livros ou algo que a criança goste para ela se distrair durante a viagem.

 

. Tranquilidade:

Quando vamos viajar, queremos que tudo saia bem e de forma tranquila não é mesmo? Mas sabemos que ao viajar com crianças nem sempre é tão fácil, afinal se para a gente é desconfortável uma viagem, imagina para eles? Temos que ter muita paciência com elas. A viagem deve ser agradável para todas as pessoas que irão viajar juntos. Quem não quer isso?

 

. Hábitos:

Voltar aos hábitos é muito difícil, então é interessante manter a rotina para a criança, como o horário de dormir e comer. Assim, elas não ficarão estressadas durante a viagem.