Fui roubado durante a viagem. E agora?

Dicas para utilizar durante a viagem para evitar maiores transtornos.

Dani Pádua
em 30/11/2017 às 15:42

Sempre que vamos fazer uma viagem, planejamos muitas coisas: desde o local para se hospedar, até os lugares que queremos viajar, não é mesmo?

Nunca pensamos nos eventuais riscos que podem nos acontecer, e dentro deles está o roubo durante a viagem.

Estar bem precavido contra roubos e furtos é importante para termos uma viagem tranquila e sem sobressaltos, seja no Brasil ou no exterior.

Para evitar o incômodo é preciso seguir algumas dicas e aqui vamos dar para você utilizar durante a viagem:

Uma observação importante que todo turista deve saber, que é dever do titular do passaporte comunicar imediatamente à Polícia Federal a ocorrência de perda, extravio, roubo, furto, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação.

Nessas situações, a Polícia Federal afirma que o titular do passaporte deverá comparecer a unidade mais próxima juntamente com o documento de identidade e preencher o formulário de Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

Se tiver ainda dúvidas em relação ao passaporte podem ser esclarecidas junto à Polícia Federal. O Ministério do Turismo também dá dicas sobre viagens com o Guia Viaje Legal. Vale a pena ler.

Se ou roubo foi durante uma viagem ao exterior, De acordo com a Polícia Federal, cada país tem suas especificidades quanto ao procedimento, o que leva ao turista a procura mais detalhada em seu planejamento de viagem para saber quais. Os cuidados principais devem ser tomados em relação à documentação. E se quiser saber mais leiam no post.